podemos ainda recorrer aos cosmopolitans
podemos ainda recorrer aos cosmopolitans
Sempre admirei o design daquelas terras frias. A simplicidade, a selecção de materiais, o respeito pela envolvente: sempre me fizeram relacioná-lo com uma dimensão humana na escala e na sua utilização. O mais a norte que estive foi Amesterdão. Não conheço bem a realidade para além do que temos acesso através do trabalho dos grandes mestres e do que vamos pesquisando na internet. Depois haverá certamente os casos menos felizes, como em toda a parte.
Todas as cartas de amor são ridículas./ Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas./ Também escrevi, no meu tempo,cartas de amor como as outras,ridículas./ As cartas de amor, se há amor,têm de ser ridículas./ Quem me dera o tempo,em que eu escrevia sem dar por isso, cartas de amor ,ridículas./ Afinal, só as criaturas que nunca escreveram Cartas de amor Caixa para guardar cartas de amor, de origem alemã-século XIX. Fotografia do Museu de Arte e História, Bélgica-Bruxelas.
dia 3 - 22h30
"Maximilien de Robespierre foi guilhotinado em Paris no 10 thermidor do ano II (28 de Julho de 1794), sem ter sido julgado, juntamente com o seu irmão Augustin de Robespierre (também membro da Junta de Salvação Pública) e dezessete de seus colaboradores (Jacobinos) durante o golpe de 9 do Termidor, dentre eles, seus dois grandes amigos, companheiros desde o início de sua jornada, Saint-Just e Couthon."
O jornal diário de distribuição gratuita - Metro, trás hoje, por ser sexta-feira, um suplemento dedicado ao lazer. Entre várias sugestões tem um artigo que um conceito que ainda não está, segundo o jornal, implementado em Portugal - COMIDA ÉTICA.
Usando exemplos de restaurantes londrinos, dá-nos a conhecer uma Cozinha que utiliza produtos da zona, da época orgânica e ecologicamente sustentáveis. É, no fundo, um bocadinho como o comércio justo. Tudo isto é muito bonito, sim senhor. Mas parece-me que é um pouco inviável em certos aspectos. Ok. A fruta da época e que não foi apanhada a 30.000km será certamente mais saborosa e fresca. Até aqui, estou de acordo.
Mas pergunto-me e ao seguir esta filosofia vamos passar a ignorar o chocolate belga, o queijo e vinho franceses. E mais do que isso: e então as trocas comerciais fomentador da interculturalidade e mútuo conhecimento dos povos? Isto não é o contrário de globalização?Cheguei à conclusão que estava a fazer pub a foreigners, enquanto que por cá também se fazem...
E alguns são meus amigos...
Ontem em conversa com os amigos, já em tom de fim de noite, voltamos a falar de Boris Vian. As conversas são como as cerejas e alguém falou numa vontade qualquer de ler em francês. Surgiu o L'étranger de Albert Camus mas, como não poderia deixar de acontecer, Boris Vian ganhou a nossa atenção rápidamente. Nunca o li em francês mas acredito, como em todas as obras lidas na sua lingua mãe, que alcance outra dimensão. Vem O Arranca Corações (L'Arrache-coeur -1953), As Formigas (Les Fourmis 1949, contos) e o A Espuma dos Dias (L'Écume des jours). Já aqui fiz referência a este último e começo realmente a perceber que não tenho como fugir... talvez ainda não seja desta que o leio em francês mas de certeza na tradução que me foi indicada como sendo a melhor, a edição da Relógio de Água.
As personagens principais são Colin, Chloé, Chick, Alise e Isis. Colin é um jovem rico, que gosta de jazz e de patinagem. Colin casa com Chloé, que ficará doente, e a angústia de Colin ao tentar salvá-la da morte deforma tudo à sua volta, e evapora a sua fortuna. Chick é amigo de Colin e um aficionado no filósofo Jean-Sol Partre (humor com Jean-Paul Sartre), comprando qualquer documento e edição do autor, o que eventualmente o conduz à perdição. Alise é a bela namorada de Chick, também ela fascinada pelo filósofo, mas não perdida por ele. Nunca exige a Chick que se case com ela, mas eventualmente desalenta-se por isso.
(...)revela-se-nos como uma leitura profunda sobre a vida e o amor, mesmo que veiculada sobre uma aparente ingenuidade ou simplicidade.(...)
Visitas temáticas ao aqueduto das Águas Livres. Confere
"O Presidente da República apelou hoje aos portugueses para que «não baixem os braços» perante a crise, sublinhando que o país já foi capaz de ultrapassar outros momentos difíceis"
He used a smile to dodge Curnow's first question of what was his favorite memory from his long life. He did say he was very happy to have lived to be 90. Mandela credited his longevity to the way he conducted his life. He is known to be disciplined with his diet and exercise.
"Os arquitectos portugueses AJLS Arquitectos (João Sequeira, Ana Figueiredo, Marta Moreira e Pedro Miguel Ferreira) ficaram entre os 10 vencedores do concurso internacional “E se em Nova Iorque?” para a construção de habitações após uma catástrofe, organizado pelo Gabinete de Gestão e Planeamento de Emergência de Nova Iorque (New York City Office of Emergency Management), uma entidade criada em 1996 para prevenir e preparar os habitantes para emergências, coordenar os trabalhos de recuperação e recolher fundos para a reconstrução dos edifícios e apoio às vítimas. O concurso desafiou os participantes a imaginarem uma catástrofe numa zona de 2,6 km2 de Nova Iorque, e a tentarem responder, com soluções de habitação temporária, a cerca de 38 mil casas. A reciclagem e a reutilização dos materiais destes abrigos temporários em futuros cenários de catástrofe foi também uma das premissas do concurso". confere

Esta sexta-feita! confere Aqui está o link a pedido de várias famílias. Corine põe lá na nossa listinha, sff. Uma nova análise do estudo 90+, revelou que a ocorrência das demências dobra a cada cinco anos entre as mulheres, mas permanece estável entre os homens. “o estudo sugere que a prevalência da demência é bastante alta em idades avançadas e continua a crescer, especialmente entre as mulheres, após os 90 anos. Conforme um número maior de pessoas atinge esta idade, esta estimativa elevada implica em um problema de saúde pública cada vez maior com elevação do número de pacientes com demência e aumento dos gastos necessários ao tratamento destes pacientes”.
A demência foi diagnosticada através do exame direto com o paciente, entrevistas por telefone e questionários respondidos por informantes. O nível educacional foi significativamente associado com a prevalência entre mulheres, mas não entre homens; a chance de apresentar demência era 36% a 45% menor entre mulheres com maior nível educacional do que entre aquelas que possuíam apenas o segundo grau ou menos.
Também demonstraram preocupação em como a demência foi diagnosticada – pessoalmente, por entrevista telefônica ou através de um informante. Contudo, mesmo após o ajuste estatístico desta variável, as diferenças relacionadas ao sexo e idade permaneceram inalteradas, o que torna menos provável que esta forma de coleta de dados seja considerada como um viés.
NEM ME ADMIRA QUE ASSIM SEJA!!!!
ENTÃO PASSAMOS A VIDA TODA A ATURAR HOMENS, É CLARO QUE FICAMOS DEMENTES!!!!!
![]()
![]()
![]()
![]()
'Chama-se Jardins do Mar Negro, é uma estância de veraneio de luxo, vai erguer-se na praia de Karadere, no Nordeste da Bulgária, e é um projecto "amigo do ambiente" do prestigiado arquitecto britânico Sir Norman Foster através da sua firma Foster + Partners, associado a investidores ingleses e búlgaros, ao custo de 936 milhões de euros. E está a ser acesamente contestado por movimentos ecológicos da Bulgária e pelos veraneantes habituais de Karadere, que dizem que irá destruir a última zona de praia intocada do país, e ter um efeito fatal na riquíssima biodiversidade da área.'