sexta-feira, 18 de julho de 2008

Arquitectos portugueses destacam-se em NI

"Os arquitectos portugueses AJLS Arquitectos (João Sequeira, Ana Figueiredo, Marta Moreira e Pedro Miguel Ferreira) ficaram entre os 10 vencedores do concurso internacional “E se em Nova Iorque?” para a construção de habitações após uma catástrofe, organizado pelo Gabinete de Gestão e Planeamento de Emergência de Nova Iorque (New York City Office of Emergency Management), uma entidade criada em 1996 para prevenir e preparar os habitantes para emergências, coordenar os trabalhos de recuperação e recolher fundos para a reconstrução dos edifícios e apoio às vítimas. O concurso desafiou os participantes a imaginarem uma catástrofe numa zona de 2,6 km2 de Nova Iorque, e a tentarem responder, com soluções de habitação temporária, a cerca de 38 mil casas. A reciclagem e a reutilização dos materiais destes abrigos temporários em futuros cenários de catástrofe foi também uma das premissas do concurso". confere

22 comentários:

Corine disse...

VIva!!!!

os meus parabéns aos autores dos projectos vencedores.

(não seria de esperar outra coisa, nós em situações de catástrofe reagimos muito bem. veja-se a forma como vamos vivendo alegremente sabendo como estamos e que o ano que se avizinha promete 'piorias')

João Amaro Correia disse...

se quisermos ser rigorosos, isto não é arquitectura. talvez construção+design. outra coisa, outra coisa.

j

Freak n'Chic disse...

És tão atadinho homem. Cura-te. Que preconceituoso.

Ou é só para ser do contra?

Corine disse...

vá, não vamos ficar aqui a discutir o que é acessório. A questão não é própriamente como catalogar. Foi considerado arquitectura, arquitectura, construção, para um fim particular.

é um prémio, uma distinção.

bravo!

Corine disse...

do Lat. architectura

s. f., arte de edificar ou de projectar e traçar planos;
fig., plano, projecto.



do Lat. constructione

s. f., acção, efeito, modo ou arte de construir;
maneira como algo é formado;
estrutura;
o objecto construído, edifício;
organismo (pessoa);
Gram., disposição sintáctica das palavras no discurso;
Mat., tratado metódico das construções geométricas.

Freak n'Chic disse...

Sabes o que me apetece dizer?
- É O C...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

João Amaro Correia disse...

é o caralho. isso mesmo.
posso dar um ex. de construção: amadora. um exemplo de arquitectura, a baixa de lx. diferenças mínimas, como podes ver, caralho.

João Amaro Correia disse...

um homem faz um break(dance) para esfumaçar um cigarro e bota logo caralhada.
sendo certo que está calor. presumivelmente será disso.

agora, chamem é os bois pelos nomes. não se fiquem por design wallpaper. please.

Corine disse...

pois...passando o tempo de ordinarices para mim é tudo arquitectura. Diferencia-se entre boa e má! Com programa, ordenada, pensada, estrutural, visionária.
Agora chamar ao que é má arquitectura design e construção!?!?! mais uma vez, só peca por alguma arrogancia.

construção (boa e má)

arquitectura (boa e má)

design (bom e mau)

nunca aparecem como sinónimos e muito menos em substituição de...


não seja assim senhor correia 'o responsável', não ganhou este mas haverá outros para ganhar e com certeza bem mais arquitecturais, arquitectónicos e arquitectamente dignos.

Corine disse...

adoro esta dinâmica, sim senhor


como dizia a MG há uns posts atrás:
'É UMA ALEGRIA'

Freak n'Chic disse...

Ai que ninguém o atura! Eu estou com a corine. O que tem a wall paper a ver com isto homem? Não percebo. Juro. Os arquitectos que têm a mania que são super-tudo-e-mais-alguma-coisa (não estou a falar do sr. responsável), são bons para fazer desde o amoreiras até ao serviço de chá e e intervenções de urbanismo (sem seresm urbanistas, claro -assim arquitecto-arquitecto, sem especialidade), e depois vem o João dizer que uma coisa uma construção efémera ou pré-construida não é arquitectura.

João Amaro Correia disse...

ó cum caralho (outro cigarro).

1. não usei de qualificativos
relativamente aos desenhos apresentados. não emiti nenhum juízo estético. sabeis ler?

2. arquitectura efémera também é arquitectura. veja lá bem que até há instalações que são quase, quase, arquitectura.

3. a construção é, É, parte da arquitectura.

4. nem tudo o que é construção é arquitectura. o inverso não se confirma - não acreditamos e arquitectura de "gaveta", projectos sim, arquitectura, não.

5. confirmo que os arquitectos têm a arrogância de desenhar o mundo todo. da cidade, à casa, ao puxador da porta, ao pintelho do cliente. não partilho da mesma visão do ofício. a ser assim, sê-lo-ia um exercício de totalitarismo. e compreendo que a arquitectura é, depois depois de ser um pensamento sobre o mundo, o território para a liberdade. (no meu blog bastas vezes assinalei esta insuportável arrogância da classe).

5. voltando aos desenhos em apreciação, não os disse apenas "construção" ou apenas "design". juntei-os. é diferente.

6. "não seja assim senhor correia 'o responsável', não ganhou este mas haverá outros para ganhar e com certeza bem mais arquitecturais, arquitectónicos e arquitectamente dignos.", típico e lamentável argumento de uma discussão entre portugueses. que assinala demagogica, deslumbrada e ignorantemente a impossibilidade de criticar alguma coisa por assentar essa crítica numa suposta "inveja".
ui, que somos tão modernos e trendys mas persistimos em reproduzir o que de mais arcaico resulta no nosso espaço público. junte-se-lhe a pessoalização dos termos em que os debates se fazem e temos o espaço público português no seu esplendor.
lamento, mas comigo não colhe. até porque se observasse mais atentamente, o que tento fazer nada tem a ver com este tipo de investigações.

ao dia 18 de julho do ano da graça de dois mil e oito.

a bem da nação,
j

Freak n'Chic disse...

:D

Madame Giselle disse...

Ai oh amizades, desculpem lá, mas isto assim não pode ser.

As pessoas são livres de fazerem uma critica e depois nós discutimos as criticas, isto não é uma competição, a não ser que alguém sinta que tem de competir por alguma razão.

Eu posso dizer isto porque do meu ponto de vista alguém criou algo e foi reconhecido por isso, e vale por si só. É um achievement. É válido. E eu olho p isto e penso ah e tal, é giro, vivia aqui? sim ou não. Não vai além disto.

Agora se as pessoas gostam ou não já é outra coisa.

Mas façam me um favor: não se ponham a agredir mutuamente a dizer quem é o quê ou o que é o quê. Não querendo defender ninguém, uma pessoa não pode ficar a achar que se fizer um comentário, que não seja aceite, seja logo mandada p caralho. Isto não pode ser.

Faz favor de se comportarem, todos!

Corine disse...

amiga MG, é normal que as suas considerações sobre o assunto vão até ao 'vivia aqui ou não' assim como é normal que o senhor correia fique neste estado quando se aponta alguma coisa à classe (com a intenção exacta da provocação). Como dissemos noutros posts já, cada um é para o que nasce e pode arriscar ou não a outro tipo de consederações sobre os assuntos que lhe são queridos/familiares/conhecidos.

aqui a questão assenta num aspecto apenas; adoramos provocar mas não aguentamos uma provocação.

Isso calha-nos a todos, num ou outro momento. Quanto à liberdade para dizer o que se quer, no que diz respeito aos bloguistas deste espaço, é lhes reservado esse direito na integra. Participar, só quem quer.

É outro tipo de liberdade.

VIVA!!!

João Amaro Correia disse...

eu dou-te o estado. o estadão.

ahha

agredir?
quem?

Corine disse...

dá? está a oferecer? não posso....


agredir é que não...e então as botas?? em que é que se fica, hum?!?!

Corine disse...

'a bem da nação', 'no ano da graça...' até parece que o estou a ver de costas hirtas e calcanhares bem juntos..quase que materializo com um bigodinho...

hahahahahah

João Amaro Correia disse...

ruivo. ruivo. bigode uivo.
suspensórios pretos sobre fundo de camisa branca.
cabelo gletatinoso com azeite puxado para trás.
um alto dignitário do estado novo frenquentador dos ballet rose.

quanto à botas: há muitas.

João Amaro Correia disse...

veja lá é se não materializa demais. faz mal.

Corine disse...

obrigada por tão sábios conselhos...o fim-de-semana vai de certeza correr melhor!

Madame Giselle disse...

Sabem que mais?

C A G U E I. Querem bater batem, querem cuspir cospem, quer arrancar olhos arrancam. Fazem o que quiserem, que eu não venho mais aqui dizer porra nenhum a tentar que ninguém se chateie.
Primeiro agridem-se, vem uma pessoa ah e tal não se chateiem, juntam panelinhas e tornam-se cúmplices.

Não tenho paxorra.
Quem é preto que se entenda!

Tenho dito.