quarta-feira, 16 de julho de 2008

Não Somos Loiros e Esbeltos como um Sueco

Não resisti a uma crónica do jornal Metro de hoje em que José Júdice comenta a notícia em que investigadores portugueses concluíram que aos onze anos os meninos portugueses são"significativamente mais baixos e mais pesados +30% os meninos, +20% as meninas do que os outros infantes da Europa. Júdice reparte as culpas entre os pais e o governo (os pais não têm nem educação nem dinheiro para fazer melhor), e passo a transcrever: "A obesidade infantil é resultado do poder de compra das famílias e do seu estauto social. (...) Ou seja, enquanto os Lourenços e as Mafaldas são cada vez mais altos, louros e de olhos azuis, as Vanessas e os marcos são cada vez mais gordos e baixotes. É uma outra maneira de olhar para o abismo social cada vez maior entre ricos e pobres".

18 comentários:

Anónimo disse...

Não tem nada a ver com abismos sociais entre os ricos e os pobres.
Salvo raras excepções, as pessoas de níveis socio- económicos mais altos são mais bonitas. É assim, e sempre será.

E tem uma explicação simples, são mais educadas, têm mais formação, alimentam-se melhor e têm uma carga genética mais favorável.

Por mais que se tente aproximar e uniformizar niveis económicos, a carga genética jamais se uniformizará.

E ainda bem, porque a falsa pretensão à igualdade estraga tudo e como digo, é falsa.

Freak n'Chic disse...

É sabido que entre as famílias mais abastadas a consanguinidade pode levar a que a descendência seja menos bonita por ter alguns problemas como o prognatismo - veja-se a nossa casa real (e não só a actual representação, entenda-se).
É do cruzamento de raças que saem as pessoas mais exóticas tão cobiçadas no mundo da moda. A mulata, os "cabritos".

É que claro que nem os ricos são todos feios, nem os pobres os mais bonitos, nada disso. A educação, claro, influência muito a presença, forma de estar elegância. Pode até não se ser bonito mas ter uma presença super carismática e atraente - e o contrário também se aplica.

Anónimo disse...

Eu fiz a ressalva "salvo raras excepções", o que significa que em parte concordo consigo.

E nem falo de beleza no contexto de moda, falo num contexto que nem se mistura com moda.

Corine disse...

esqueceram-se daquelas nunaces que neste momento estão a fazer alguma diferença neste tipo de análises e nos resultados das estatísticas; consite nos Dinís e nas Lauras, que são fruto de familias com tanto dinheiro como as Mafaldas e os Lourenços mas, com as mesmas falhas que os Marcos e Vanessas. São bem mais gordos e sem qualquer falta de capacidade para conseguir fazer melhor.

Anónimo disse...

Mas continuam a ser mais bonitos.

Corine disse...

Não.ninguém com estas caracteristicas, por mais olhos azuizinhos que tenha pode ser mais bonito. A não ser que esteja a ser avaliado pelos mesmos padrões que o levam a ser gordo podendo não ser, segundo a teorias de Júdice.

Anónimo disse...

Bom, não são assim só teorias. Nesse campo parece-me que existem mais dados concretos sobre o assunto.

De qualquer das formas esta noticia era sobre crianças mais baixas e mais pesadas, estamos a falar de crianças e não de adultos e dos seus comportamentos, capacidades ou o que for.

E muito menos de novos ricos, esses sim, onde se misturam faltas, falhas e dinheiro.

Corine disse...

mas as crianças não podem ser analisadas de forma isolada meu caro Sr. Anónimo. Provêm de familias, de pais que supomos adultos e com caracerísticas socio-económicas definidas.

estas TEORIAS podem aproximar-se tanto ou tão pouco da realidade como outras apresentadas ao longo de toda a nossa existência como Humanidade, como resultados vérios nas suas análises e aplicações.

Anónimo disse...

Sra Corine, não leu bem, diz investigadores portugueses. As investigações partem de uma hipotese e depois seguem protocolos validados, e chegam-se a conclusões.

O que o Judice fez foi discutir essas conclusões e ele põe em causa as familias, não as rejeita, inclusive, como diz na noticia, ele reparte as culpas entre as familias e o governo.

Corine disse...

exactamente! estava apenas a referir-me à sua exclusão dos adultos e dos seus compportamentos Sr. Anónimo e não à noticia. Validadas e concluidas, são teorias. Teorias que podem sempre, como foram, ser discutidas. É isso mesmo, uma discussão, uma análise.

Gonçalo Franco disse...

é interessante viver num país, como eu, onde a maioria é loira de olho azul... simplesmente porque é tudo... desde o mais elegante, inligente e sofisticado, ao mais labrego, ordinário e chunga. Aqui os "Lourenços e as Mafaldas" chamam-se Michal e Malgoziata e são tantas vezes ignorantes, pobres e brutinhos que ficamos espantados com a diferença do nosso país... E desaparece aquele fascínio que poderá eventualmente haver pela raça ariana em Portugal :P

Freak n'Chic disse...

Sim, meu caro. E ajulgar pela foto deves fazer um sucesso entre o mulherio ;)!

Gonçalo Franco disse...

Casado meu caro... casado :P
O sucesso já vem tarde :p Mas acredita, passa o fascicio todo! E o achar todas essas coisas do ser bonito... começas a ver o feio onde antes vias bonito. É mesmo só uma questão de olho educado.
E até te digo mais, literalmente, torna-se enjoativo.
Por um lado percebe-se que os "loiros" portugueses ( os portugueses chamam loiros a pessoas de cabelo castanho claro ) são horriveis! O loiro do sul da Europa tem um ar abrutalhado... A contrastar com os de aqui! Mas começas a olha-los de forma diferente quando vez que não é pelo aspecto fisico que se destingue quem tem exito! Mulheres lindissimas ( de morrer ) a vender peixe, a falar de boca cheia e a conjugar mal verbos e declinações. Os homens têm sempre um ar de bébé... Nunca chegam a ter um aspecto masculino atraente ( como fotógrafo é altamente desinteressante ). Comecei a ter muito mais prazer em fotografar pessoas de pele morena e com a cara um pouco marcada pelo sol. ( isso e sardentas claro ;D )
E curiosamente tanto em Portugal como na Polónia, as grandes fortunas, muitas delas, pertencem a pessoas de cabelo escuro ;D DIgamos que entendo o texto... Há uma grande camada de gente de olho azul em Portugal com um nível de vida superior. Mas não são as maiores fortunas. Nem necessáriamente pessoas de olho claro.

Freak n'Chic disse...

Lá isso de seres casado... Não tem nada a ver com a cotação no mercado. Enfim. Concordo contigo na questão de que é uma questão de hábito e o que é diferente é o exótico e atrai. Somos seres curiosos por natureza. E em terra de cegos quem tem olho é rei! Sempre assim foi e há-de ser :).

Corine disse...

Pois que todos estamos cheios de razão (com algumas ressalvas ali para o senhor anónimo claro) e a beleza, o Belo é bem mais do que tudo isto que temos tentado dizer. No entanto é com algum reconforto que digo, estamos todos no bom caminho...tomara serem assim os demais.

Um grande e BELO bem haja a todos os Bernardos, Mafaldas, Lauras e Dinizes, Marcos e Vanessas...aos anónimos, às senhoras e senhores,a todos....a nós!!!!

Gonçalo Franco disse...

Uma coisa muito engraçada, que prova o que digo... Em Portugal há muitas mulheres com lentes de contacto azuis... e a pintar o cabelo de "amarelo". Já aqui, andam a pintar o cabelo de PRETO ( castanho também... mas o fenómeno do preto é uma coisa incrível ) e passam o tempo em "solarios" a levar banhos de "sol" eléctrico, onde muitas vezes apanham escaldões... e acham lindo! Já me perguntaram muitas vezes o que achava do bronze... eu na minha terra aquilo são lagostas e camones. E se há coisa ridicula é mulheres de pele muito morena com o cabelo muito loiro... E mulheres de traços do centro e norte da Europa com o cabelo preto e com a pele muito escura. Ambas as situações horríveis - vá lá um gajo entender :P

Madame Giselle disse...

Bem, apenas digo o seguinte:

Desde que haja bom sexo, até pode ser as pintinhas, mas sempre com categoria!

Gentalha é do pior.

Madame Giselle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.