terça-feira, 22 de julho de 2008

José Relvas, O homem por detrás da República

«O depoimento de José Relvas pode considerar-se como o mais importante até hoje aparecido sobre a preparação do movimento revolucionário de Outubro de 1910, do qual resultou a proclamação da República e o fim da Monarquia portuguesa. Ele próprio teve a honra de, na manhã do dia 5, daquele mês e ano, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, proceder a essa proclamação em seguida à rendição das forças monárquicas que ainda se encontravam no Rossio.»
Assim escreve Carlos Ferrão na nota ao 1º parágrafo das Memórias Políticas, de José Relvas. Editadas em 1977, estas memórias, em dois volumes, ilustram, na primeira pessoa, de forma clara e rigorosa, a intervenção de José Relvas na preparação da instauração da República e no derrube da Monarquia. Em tempos tive de fazer um trabalho sobre a República e a minha visão sobre este processo e sobre as figuras mais conhecidas deste período mudou por completo depois de ler as Memórias de José Relvas e de ter andado a vasculhar documentos históricos na Casa dos Patudos, em Alpiarça. Ainda não tive oportunidade de ir ver a Exposição patente na Assembleia da República mas estou curiosa. Fiquei apaixonada por esta personagem histórica (culta, bem formada, inteligente, ...) e com a sensação de que muito poucos têm noção do que Relvas representa. Para se saber o essencial sobre Relvas basta fazer uma pesquisa na internet. Para se saber um pouco mais, aconselho vivamente não só a leitura das suas Memórias Políticas, como também uma visita guiada à Casa dos Patudos, onde viveu grande parte da vida e veio a falecer em 1929.

2 comentários:

Corine disse...

Casa dos Patudos

Importante por este factor, Casa Museu, e também pelo pelo arquitecto que a projectou, Raul Lino. Aconselho, tal como DLC, uma visita a quem não conhece, é realmente encantador. Pode acompanhar-se com alguma leitura sobre as duas personalidades aqui referidas.

Corine disse...

CASA-MUSEU DOS PATUDOS

Rua José Relvas , Alpiarça-2090
Tel 243558321 - Fax 243556444

horário de funcionamento:
de terça a sábado das 10h às 17h

Entrada: 2,5€
com desconto para estudantes, > de 65 e < de 12 anos