«O depoimento de José Relvas pode considerar-se como o mais importante até hoje aparecido sobre a preparação do movimento revolucionário de Outubro de 1910, do qual resultou a proclamação da República e o fim da Monarquia portuguesa. Ele próprio teve a honra de, na manhã do dia 5, daquele mês e ano, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, proceder a essa proclamação em seguida à rendição das forças monárquicas que ainda se encontravam no Rossio.»
Assim escreve Carlos Ferrão na nota ao 1º parágrafo das Memórias Políticas, de José Relvas. Editadas em 1977, estas memórias, em dois volumes, ilustram, na primeira pessoa, de forma clara e rigorosa, a intervenção de José Relvas na preparação da instauração da República e no derrube da Monarquia.
Em tempos tive de fazer um trabalho sobre a República e a minha visão sobre este processo e sobre as figuras mais conhecidas deste período mudou por completo depois de ler as Memórias de José Relvas e de ter andado a vasculhar documentos históricos na Casa dos Patudos, em Alpiarça.
Ainda não tive oportunidade de ir ver a Exposição patente na Assembleia da República mas estou curiosa. Fiquei apaixonada por esta personagem histórica (culta, bem formada, inteligente, ...) e com a sensação de que muito poucos têm noção do que Relvas representa.
Para se saber o essencial sobre Relvas basta fazer uma pesquisa na internet. Para se saber um pouco mais, aconselho vivamente não só a leitura das suas Memórias Políticas, como também uma visita guiada à Casa dos Patudos, onde viveu grande parte da vida e veio a falecer em 1929.
terça-feira, 22 de julho de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Casa dos Patudos
Importante por este factor, Casa Museu, e também pelo pelo arquitecto que a projectou, Raul Lino. Aconselho, tal como DLC, uma visita a quem não conhece, é realmente encantador. Pode acompanhar-se com alguma leitura sobre as duas personalidades aqui referidas.
CASA-MUSEU DOS PATUDOS
Rua José Relvas , Alpiarça-2090
Tel 243558321 - Fax 243556444
horário de funcionamento:
de terça a sábado das 10h às 17h
Entrada: 2,5€
com desconto para estudantes, > de 65 e < de 12 anos
Enviar um comentário