sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pancho Guedes

"Está a ver como a arquitectura não tem que ser chata?"...é assim que o arquitecto nascido em Portugal avalia a retrospectiva da sua obra, patente no Museu Berardo.

Amâncio d'Alpoim Miranda Guedes

Leite Derramado

É este o titulo do novo livro de Chico Buarque. Depois de Budapeste segue mais um livro contado na primeira pessoa, nas palavras de um aristocrata arruinado que deixa o seu testemunho de um Brasil de 1822 a 1985. Em 200 páginas a história de uma personagem que carrega a história do Brasil.

o livro

*tudo indica que será publicado em Portugal, pela Dom Quixote, até ao fim deste ano. O Autor vai estar presente na Festa Literária de Paraty, assim como o nosso queridissimo, já aqui falado várias vezes, António Lobo Antunes.

aniversário de Serralves

"Dez anos depois da exposição "Circa 1968", Serralves revela a sua colecção numa exposição em que se propõem confrontos inesperados entre as obras. "

Pensar

"Temos um gravíssimo problema na redistribuição da riqueza. A exploração chegou a requintes diabólicos. As multinacionais dominam o mundo. Não sei se são as sombras ou as imagens que nos ocultam a realidade. Podemos discutir sobre o tema infinitamente, o certo é que perdemos capacidade crítica para analisar o que se passa no mundo."
José Saramago, "Diário de Notícias", 29-5-2009

quinta-feira, 28 de maio de 2009

O ideal para ter à cabeceira ou enquanto preparamos o jantar

Suave, simples e clássico. Põe-se na parede, com colunas incorporadas. Para por o CD a tocar basta puxar a corda, para outros acertos, como volume e escolha da faixa, tem os controlos em cima. Por 178 dólares compra um leitor de CDs pequeno, prático, elegante e um exemplar de um objecto presente na colecção permanente do MoMA.(Museum of Modern Art) (disponível aqui)

Design de NAOTO FUKASAWA

1000 ACRES

de Vodka. Digno de destaque. O dominio da técnica do vidro, a elegancia do produto, a criatividade. Ficam aqui as criações ente o sólido e o liquido com ARNELL.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

aos amigos, ao amor, à vida.

'(a escorregar das mãos sem as conseguir fechar)' "o tempo passa a correr. crescem-nos os cabelos, perdemos outros, largam a cor, ganhamos mais uns traços na pele que nos obrigam a lembrar como passa tudo tão depressa. coisas que nos parecem imutaveis e imperdiveis toda uma vida e que de repente, num acto de segundos, se perdem como se nunca materializassem tal intensidade. o que outrora se definia como um emaranhado de raizes, aparece agora sem qualquer vestigio de proximidade. passam-nos os dias, as horas, o amor, a amizade.. passam por nós e alguns ficam, esperando que sejam os que valem a pena. uns passam ao lado, por distração ou apenas por ordem do destino. é preciso continuar a caminhar em frente. não atentar a distrações. por mais passos ao lado que se dê, interessa focar no caminho. voltamos sempre. voltamos sempre ao que somos, ao que nunca muda, ao que acreditamos, queremos e temos de mais precioso. queremos ter-nos lado a lado. 'ninguém é feliz sozinho'. como peças de puzzle pousamos as nossas almas nas mãos de outras e a magia acontece. que assim seja contigo"
obrigada Miss Dalloway

Jackee Muntz versus Thomas Sampson

Jackee Muntz insist that you soak an ample quantity of these (?) from China in boiling water for no fewer than four minutes. Repeating this effort will result in further satisfaction. Thomas Sampson recommend that the brewing of this (?) be performed by inserting the leaves into freshly boiled water for a duration of exactly four minutes. A hasty preparation will yield a pale and gutless liquor. A more prolonged duration invites bitterness.
"We produce a very limited quantity of each series before we get excited and move on to other (?), so get them while you can!"

terça-feira, 26 de maio de 2009

O gigante está a passar por aqui

A peça emblemática do projecto 'Voyeur' de João Noutel vai estar a partir de hoje no casino de Lisboa.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

skatas???

Depois de uma aparição, um Spectrum

vai um joguinho?

Like a Virgin

- oh Maria, keep my data safe-
"Although I am not a believer, every time my computer crashes or is struck by a virus alert, I end up imploring a superior being to protect the existing data, writes Luis Eslava Aloy."

A pompa e a circunstância, a par dos discuros dos representantes do MUDE, da Autarquia e Governo da República, deixavam a expectativa de um espaço surpreendente. Mas, mesmo tendo outras valências como os DIOR e ISSEY MIYAKE deste mundo, não deixa de ser mais pobre, a meu ver, que o extinto museu do design instalado no CCB, que já de si não era nada de extraordinário. Era uma colecção. Não se pode chamar Museu do Design de uma capital europeia a um espaço com uma amostra tão reduzida.
Comecemos pelo nome: Museu do Design e da Moda. Ora DESIGN? que design? de mobiliário, de interiores? de equipamento, insdustrial, de moda? gráfico? E se se refere à moda como fenómeno cultural e sociológico não e estou a ver em que parte do museu isso está referenciado.
Quanto ao espaço do novo museu, uma coisa é assumir a estrutura, revelar  as insfraestruturas técnicas (nada de novo aliás). Outra é deixar o tecto com a argamassa que fixavam a estrutura dos tectos-falsos. 
Deviamos ter mais do que uma Colecção de Franscisco Capelo. A que fez para o Berardo é pelo menos mais extensa.
Por favor! Não confundemos o género Humano com Manuel Germano!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

MUDE

disto para aquilo, daqui para ali, de belém para a baixa.
O novo museu ocupou, para já, só o rés-do-chão e apenas com algumas peças expostas. O edifício apresentou-se crú, a viver da sua estrutura e com o enorme balcão de mármore negro a organizar a distribuição das peças. De Dior a Corbusier, passando por tantos outros o Museu do Design e da Moda está para ficar no centro da cidade. Na baixa pombalina, entre o arco da Rua Augusta e os antiquários, entre as obras da praça do comécio e o transito do rossio. Meio à pressa, com grande pompa e visibilidade eleitoral. Estavam todos lá. Entre nós e as 'vacas sagradas', os professores e os da comunicação. A Moda esteve muito mais que o Design, esse viu-se, como é hábito em Portugal, representado pelos arquitectos. MUDE !

quarta-feira, 20 de maio de 2009

terça-feira, 19 de maio de 2009

moda, modas, actual, à frente, vaguarda, radical...

...são conceitos. Formas de estar. Preocupações. Atenções. Atitudes que nos conduzem. Quando tomam esse papel sozinhas, abandonadas do bom senso, da educação, do caracter, de conhecimentos, de modéstia, podem até conduzir-nos ao ridiculo. Há também o fenómeno de negação, quem se diz contra porque estar verdadeiramente actual é estar fora das modas. Onde cabe a vontade individual? O que nos faz sentir bem? O que nos identifica? O que criamos? O que nos cria? Anos 80? já passaram quase 30. Neos, reinterpretações, revivalismos? Esgotamos a criação? Elementos 'vintage'? Aqueles que transportavam a qualidade e a durabilidade com que acabamos. Adoramos o que não povoa a nossa realidade.

Estamos na moda e aprendemos a cozinhar. Viajamos e falamos linguas. Adoramos o popular e quebramos o tradicional. Frequentamos festas e acontecimentos culturais. Ficamos ali entre o moderno e o comtemporâneo mas o que nos fascina são os antigos. Comemos sushi e adoramos vinho.

O vinho. adoramos. Adoramos só o tinto. Só o branco ou só alentejano. Bebemos depois de olharmos para o grau e para o preço. Merlot é um inspector do inicio do século XX e Syrah um sangue azul. Os aromas são em pó e os perfumes essencias em frasquinhos. Vivemos novamente na baixa, recebemos sushi take away e brindamos aos que quase nem conhecemos com um premiado. São estas acções quase tão vazias como o conhecimento que temos das coisas.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

como em itália

na década de 40. uma paixão.
mudamos quando temos a nossa.
Alfonso Bialetti, um engenheiro que se tornou famoso pela invenção de uma máquina de café expresso, simples e elegante. Foi desenhada em 1933 e tornou-se um objecto de destaque na década de 50. Ainda hoje é uma marca de estilo, e um icon de moda (de alguma nostalgia) presente em qualquer cosinha italiana. Hoje a Bialetti industrie domina o mundo do 'kitchen-ware '.

S'il Vous plaît

OUT JAZZ

http://www.myspace.com/lisboaoutjazz

quarta-feira, 13 de maio de 2009

E quem não precisa de um milagre?

porque não tem dinheiro, porque o salto do sapato parte a caminho de um dos momentos mais importantes da sua vida, porque é abandonado por quem mais falta lhe faz, porque nem um monte de operações plásticas lhe tirariam aquela cara para onde niguém quer olhar, porque não tem o que comer, porque fica preso num acidente a caminho do seu casamento, porque lhe é comunicada uma doença terminal, porque por mais que se esforce não consegue alterar o seu mau comportamento, porque perde um filho, porque não há nada que não lhe aconteça nas alturas menos próprias, porque nenhuma relação resulta, porque não consegue organizar a sua própria vida, porque está sozinho no mundo. A realidade de cada um define milagre que se espera. A relatividade dos problemas e das necessidades variam entre um sapato e uma vida. Pensamos melhor quando estamos bem alimentados, temos as condições necessárias para uma vida digna, quando usufruimos de algum bem estar e temos o nosso caracter e raciocinio bem fundamentados e musculados.
A Virgem Maria/Cercada de luz,/Nossa Mãe bendita/E Mãe de Jesus.
Foi aos pastorinhos,/Que a Virgem falou,/Desde então nas almas,/Nova luz brilhou.
Com doces palavras,/Mandou-nos rezar,/A Virgem Maria,/Para nos salvar.
Mas jamais esqueçam,/Nossos corações,/Que nos fez a Virgem,/Determinações.
Falou contra o luxo,/Contra o impudor,/De modestas modas,/De uso pecador.
Disse que a pureza,/Agrada a Jesus,/Disse que a luxúria,/Ao fogo conduz.
A treze de Outubro,/Foi o seu adeus,/E a Virgem Maria,/Voltou para os céus.
À Pátria que é vossa,/Senhora dos Céus,/Dai honra, alegria/E a graça de Deus.
À Virgem bendita,/Cante seu louvor,/Toda a nossa terra,/Um hino de amor.
Todo o mundo A louve,/Para se salvar,/Desde o vale ao monte,/Desde o monte ao mar.
Ah! Demos-Lhe graças,/Por nos dar seu bem,/À Virgem Maria,/Nossa querida Mãe!
E para pagarmos,/Tal graça e favor,/Tenham nossas almas,/Só bondade e amor.
Avé, Virgem Santa,/Estrela que nos guia,/Avé, Mãe Pátria./Oh! Virgem Maria!

"Três crianças, Lúcia de Jesus dos Santos (de 10 anos), Francisco Marto (de 9 anos) e Jacinta Marto (de 7 anos), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917 quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Aljustrel, pertencente ao concelho de Ourém, Portugal."

outra maneira de ver as coisas

Chama-se Manuel Lima, nasceu açoriano e tornou-se um cidadão do mundo. O designer de 30 anos foi distinguido pela revista Creativity como uma das 50 mentes mais criativas para 2009.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

It was a very good year

When I was seventeen / It was a very good year / It was a very good year for small town girls / And soft summer nights / Wed hide from the lights / On the village green / When I was seventeen/ /When I was twenty-one / It was a very good year / It was a very good year for city girls / Who lived up the stair / With all that perfumed hair / And it came undone / When I was twenty-one / When I was thirty-five / It was a very good year / It was a very good year for blue-blooded girls / Of independent means / Wed ride in limousines / Their chauffeurs would drive / When I was thirty-five / But now the days grow short / Im in the autumn of the year / And now I think of my life as vintage wine>from fine old kegs>from the brim to the dregs / And it poured sweet and clear / It was a very good year / It was a mess of good years ( performed by Statler and Waldorf, from their box, 78º episode)
"It Was a Very Good Year" is a song composed by Ervin Drake in 1961 and subsequently made famous by Frank Sinatra. His version won the Grammy Award for Best Vocal " - in September of My Years

Novos ténis ultra light

LIFT by Puma (agora já não há desculpas para não andar)

A Puma lançou recentemente a campanha da sua nova linha de tênis. Os LIFT são os mais leves da categoria. Para isso foi criado um site onde se podem comparar os pesos de diversos objetos, de forma interactiva, com o peso dos ténis da Puma.

Dá Jeito

Gostava de ter mais tempo para dedicar-me a este espaço. Normalmente a falta de tempo é usada como desculpa. Mas aqui quando me refiro a tempo é essencialmente à disponibilidade mental. Os fim-de-semana? nem dou por eles, a "hora do patrão" está cada vez mais cara porque não se para onde me virar com tanta coisa... A minha lista de tarefas cresce muito depressa. E quanto mais rápido é mais tens o que fazer: porque tu tens imenso "jeito para estas coisas". Dá jeito...
Chega o fim-de-semana preenchido já à partida. Mas aí só a ocupar a minha cabeça com coisas boas!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

mês da cultura tauromáquica - azambuja

Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja Tauromaquia Pintura
Artista: Gonçalo Jordão
Exposições gentilmente cedidas pela galeria Microarte (agenda cultural)

A orelha de Van Gogh ou a orelha de Gauguin

"estudiosos alemães contestam auto-mutilação de Van Gogh e defendem tese de que Gauguin teria cortado a orelha do pintor"
- e se não foi Gauguin e foi até a prostituta? e se a orelha nunca foi sequer cortada e Van Gogh decidiu apenas usar brincos? e se os olhos utilizados nos girassóis nunca foram de facto olhos e não significaram qualquer acto de consciência transporto para o seu quadro e são apenas uma manifestação da loucura tão sobejamente conhecida? seria porfíria de facto ou apenas alguma inadaptação à sua realidade? seria a sua mensagem secreta apenas algum problema com um dos progenitores? ou a verdadeira identidade de Gauguin nunca se conheceu de facto e era ele a sua amiga da 'casa da tolerância'.
(ler mais aqui)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Patriot Radio

model 400, United States, 1940, designed by Norman Bel Geddes, American, 1893–1958, made by Emerson Radio and Phonograph Corporation, Catalin, V&A Museum, London. V&A Image/Victoria & Albert Museum

Gregório Lopes (1490-1550)

"(...)considerado um dos pintores portugueses mais significativos do século XVI. Pintou diversos painéis para o cardeal D. Henrique, para o bispo de Lamego e para o Convento de Cristo em Tomar, entre outros destinatários. Foi escolhido por D. Manuel para o cargo de seu pintor. Alguns dos seus quadros e painéis são verdadeiras obras-primas e representam um marco importante na nossa cultura. É o caso de A Virgem com o Menino e Anjos e do Martírio de S. Sebastião, que se encontram expostos no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa." in infopedia

A Alcala Subastas, no seu leilao de Maio, tem como uma das estrelas da venda, um par de oleos atribuidos a Gregorio Lopes, com um valor de saida de 120mil euros. A Apresentacao da Virgem no Templo e A Adoracao dos Magos.

terça-feira, 5 de maio de 2009

As peças de mobiliário são como as pessoas

ou as pessoas assemelham-se e organizam-se no espaço como peças de mobiliário. Há as de encostar, as de conter, de pousar, de repouso e até as de assento. As que se encostam, umas às outras, como que numa manifestação de amor, outras que ao encostar vivem na sombra ou até parasitam para subsistir. As que vivem da beleza ou o do que é menos importante, que têm um lado que nunca ninguém vê.

As de conter asseguram-nos alguma estabilidade, sabemos serem sólidas, com qualidades com que podemos sempre contar. Que guardam e resguardam-nos, que nos ficam à cabeceira, no trabalho ou quando estamos apenas.

As que são para pousar é para isso que servem. Pousa-se, ficam ali. Podem ser só inconscientes da sua condição e servem uma só função.

Nas de repouso confiamos os nossos estados mais profundos, depositamos as nossas angústias e esperamos que amparem os nossos sonhos. Estão ali, independente do estado em que se encontram, vão ficando tão-somente para nos assegurar repouso, onde damos voltas remoendo a vida ou vamos ficando em paz como o universo.

Os assentos acompanham-nos nas mais diversas formas, permitem que nos conduzamos aos nossos destinos, que nos alimentemos, que possamos parar para conversar, contemplarmo-nos e escrever o que nos vai na alma. Podem inspirar-nos austeridade, conforto, pausa, desconforto, medo, vertigem e tudo aquilo que entendermos por querer.

Para além das categorias funcionais podemos ainda organizarmo-nos pela matéria; a frieza e elegância do metal, de pernas esguias, grande elasticidade e pragmatismo; a madeira com a sua sabedoria, aromas e temperaturas, assegura-nos um futuro promissor assente num passado de luxo e rigor; o plástico na sua multifacetada amplitude, traz luz, esperança e cor, diz-nos que a cor, o luxo, a riqueza e o conforto estarão onde nós quisermos estar. Continuarão a existir sempre os outros. Os tecidos não nos abandonam, das plantas ou com cheiro a leite aquecem-nos, envolvem-nos, protegem-nos, embelezam-nos, nós peças, formas e conteúdos.

Há ainda as que nos emolduram, espelham, as que nos destacam, que nos evidenciam, que criam a nossa reserva em contexto. As que são iluminárias, que em questões pontuais nos indicam o caminho ou que nos abrem a noite dos dias. As que nos suportam, que nos servem como pedestais ou peanhas.

Somos nós e os outros. Os seres e as coisas. O que queremos e o que somos. O que pretendemos e o que temos. São assim, as pessoas e as peças de mobiliário.

Homenagem

Vaco Granja [10.7.1925 - 4.5.2009]
Ao 'Pai' da Pantera Cor-de-Rosa, que nos trouxe filmes de animação 'muito à frente'... como as das latas de sardinha falantes.
Koniec

segunda-feira, 4 de maio de 2009

BA (banco alimentar) contra a fome

BCP contra a pobreza.
"A crise quando chega toca a todos, e eu já não sei se hei-de ter pena dos milhares de homens e mulheres que, por esse país, fora, todos os dias ficam sem emprego se dos infelizes gestores do BCP que, por iniciativa de alguns accionistas, poderão vir a ter o seu ganha-pão drasticamente reduzido em 50%, ou mesmo a ver extintos os por assim dizer postos de trabalho. A triste notícia vem no DN: o presidente do Conselho Geral e de Supervisão daquele banco arrisca-se a deixar de cobrar 90 000 euros por cada reunião a que se digna estar presente e passar a receber só 45 000; por sua vez, o vice-presidente, que ganha 290 000 anuais, poderá ter que contentar-se com 145 000; e os nove vogais verão o seu salário de miséria (150 000 euros, fora as alcavalas) reduzido a 25% do do presidente. Ou seja, o BCP prepara-se para gerar 11 novos pobres, atirando ainda para o desemprego com um número indeterminado de membros do seu distinto Conselho Superior. Aconselha a prudência que o Banco Alimentar contra a Fome comece a reforçar os "stocks" de caviar e Veuve Clicquot, pois esta gente está habituada a comer bem."

in JN 2009-03-10

E como temos que ser uns pelos outros

vamos lá a ver aqui estes

Dia Mundial do Livro

Ao que consta por aí, celebra-se este dia desde 1996 (alguns dizem que é 1995(?)) no dia 23 de Abril. É mais um. Por um lado podemos encarar a coisa como (e deveria apenas existir este lado) uma forma de assinalar um assunto importante, que através de todos os meios disponiveis lembramos um assunto que se deve manter significativo e vivo na consciência de cada um, daí ser um 'dia mundial'. Mas, todos os dias são mundiais. Estas questões não deveriam ter que ser lembradas como qualquer coisa de excepção. Rápidamente se transformam em sucessos comerciais e consumistas. E resulta... Ficamos todos satisfeitos. Eu comprei quatro livros na Fnac, que sempre quis comprar, a um preço fantástico e melhor ainda comprei, mais um para oferecer no 'DIA DA MÃE', uma edição especial dedicada a este mesmo dia, o MUNDIAL DO LIVRO. Não é o máximo?? Viva o dia mundial do livro!!! Viva a nossa disponibilidade para apenas um dia no ano termos livros a preços que se tornam possiveis a todas as bolsas. Viva o dia da mãe que nos faz pensar que temos que estar com ela e que ela se comove, nesse dia, porque estamos com ela e lhe dizemos (com um presente) que nos lembramos que é nossa mãe e quanto isso é importante. Adoro os DIAS DE..., OS DIAS MUNDIAS DE...,OS DIAS DO CORPO...,OS DIAS DO SANTO, O CARNAVAL E MAIS A PÁSCOA.
para comemorar este e mais outros fica aqui a dica: 'A Cultura do Novo Capitalismo'

sebastian errazuriz - this and

a lot more
Para quem tiver curiosidade e se der com os galegos: http://www.festivalmozart.com/

às vezes a minha almofada não me dá bons conselhos

Foto@EPA/Barbara Walton