terça-feira, 9 de junho de 2009

Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo

Este é o nome de nascimento do nosso Santo António. Nasceu no bairro da Sé de Lisboa, no início do século XII, e morreu a 13 de Junho, na primeira metade do século XIII. Filho de uma familia de fidalgos, começou como frade agostiniano em Coimbra, depois frade franciscano conventual e deu assim inicío à sua viagem. Foi professor de Teologia e grande pregador. Passou por vários locais em Itália, passou por França e acabou por voltar a Itália para morrer em Pádua, com 36 anos. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em Itália, um ano após a sua morte. Já no século XX, com o Papa Pio XII, foi proclamado Doutor da Igreja.
Nas crenças mais populares a este santo são atribuídas as capacidades de fazer encontrar aquilo que está perdido e de dar noivo às raparigas solteiras. É considerado ainda padroeiro dos Pobres e em Lisboa é feriado nacional o dia da sua morte. Na Igreja da Sé organizam-se os casamentos de Santo António e um altar a este santo acompanha cada uma das marchas populares a concurso, num desfile pela Avenida da Liberdade.
biografia _ sermões _ devoção ao santo
Imagem de Santo António do Museu Militar do Buçaco, Portugal

1 comentário:

Corine disse...

já agora deixo aqui um 'piqueno à parte'. Estive na Inbicta estes dias e fui ver uma exposição, que está na biblioteca do jardim da cidade (ao lado dopalácio de cristal), sobre as invasões francesas e tive a oportunidade de ver esta imagem ao vivo (salvo seja). Foi um coincidencia muito engraçada...

;)

...pronto, espero que não se tenham sentido defraudados no interesse deste meu comentário...