Eventos históricos
-
1539 - O conquistador espanhol Hernando de Soto desembarca na baía do Espírito Santo, nos Estados Unidos, com 600 homens.
-
1770 - O governador de Buenos Aires Bucarell ordena que os ocupantes britânicos das ilhas Malvinas desocupem a zona.
-
1776 - O Congresso de Filadélfia aprova a Declaração de Independência dos estados da união, nos Estados Unidos.
-
1829 - O governador das Províncias Unidas do Rio de la Plata cria o Comando Político e Militar das Ilhas Malvinas.
-
1834 - O presidente Luis José de Orbegozo promulga a quarta Constituição do Peru.
-
1854 - O Matemático Bernhard Riemann confere a palestra "Sobre as Hipóteses nas quais se baseia a Geometria" onde fala sobre sua nova geometria.
-
1914 - É fundada a cidade de Foz do Iguaçu.
-
1924 - Giacomo Matteotti, deputado e secretário geral do Partido Socialista Italiano, é seqüestrado e assassinado por um bando fascista.
-
1933 - Brasil, México e Venezuela retomam as suas relações diplomáticas.
-
1940 - Segunda Guerra Mundial: Benito Mussolini, ditador da Itália, declara guerra à França e à Inglaterra.
-
1953 - A União Soviética (URSS) renuncia suas reivindicações sobre os estreitos turcos de Bósforo e Dardanelos.
-
1967 - Termina a Guerra dos Seis Dias. Israel apodera-se do território egípcio situado ao leste do Canal de Suez, derrota o exército da Jordânia e ocupa a península do Sinai.
-
1972 - O presidente chileno Salvador Allende nacionaliza o Banco do Chile.
- 1999 - A OTAN anuncia o fim dos bombardeios aéreos contra a Jugoslávia, após 79 dias de ataques. A ONU autoriza o movimento da força internacional para Kosovo e a criação de uma administração interina para o território.
in wikipédia
para além de todas estas datas há ainda a comemoração de mais um aniversário da Casa do Alentejo. Não quero deixar de felicitar esta instituição e desejar-lhe muitos mais anos de vida e principalmente de saúde do edificio para poder continuar a oferecer-nos aqueles ambientes tão singulares. É já um edificio classificado como património (processo esse ridiculamente longo) e a sua deterioração continua. Os investimentos feitos neste sentido pelas entidades responsaveis foram parcos e a sua acção muito curta. Fica aqui este apontamento como uma pequenina chamada de atenção e apelo à sensibilidade de quem possa via a ler este post, ajudando a divulgar esta necessiadade. Creio que neste momento, quem está à frente da instituição terá também esta noção e com toda a certeza estará a fazer o melhor para que esta realidade se altere quanto antes e, mais importante que isto, tenha a sensiblidade de ao querer arranjar não estragar mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário