terça-feira, 17 de junho de 2008

Já que estamos numa de Santos...

nesta festa da diversidade, no meio de tanta 'pluriculturalidade', onde se troca ginjinha por vodka, sangria por um monjito, entremeada por uma pita shuarma, o fado por um 'mamãe eu quero'.....porque não uma quadra

'Mulhé véia é jabiráca

Home véio é defunto

Solteirona é jararáca

Nêgo bebo é fedunto'

grande poeta é o povo....

2 comentários:

Freak n'Chic disse...

As aculturações só poderão, a meu ver, fazer sentido até um ceto ponto. Lisboa tem defacto muitos emigrants e muitas, variadas e coloridas proveniências. Mas o que é típico é a música pimba portuguesa e não a pimbalhada brasileira e espanhola.
No entanto é sabido que a tradição já não é o que era [e será que realmente permaneceu imutável?], e há hábitos que vamos assimilando de outros povos - e ainda bem só nos enriquece. Se houver algum critério, claro.

Mas... cuidado com o andor que o santo é de barro! Brasildeirada já basta no carnaval e a servir às mesas - não xenofobia, é que às vezes sabe bem ouvir falar Português em Lisboa.

Corine disse...

para mim até podem falar checo (uma lingua que me é tão querida e familiar) desde que se entenda que os Santos Populares, são sardinhas, febras e entremeada. os fados, marchas e as quadras para o santinho. sangria, cerveja e muita ginginha...

Estes são os 'Santos' de Lisboa.

Venham todos, muitos e muitos mais...brasileiros, croatas, moçambicanos, espanhois ou afegãos, pouco importa. Desde que seja isto que nós portugueses lhe ofereçamos, como exemplo da nossa cultura popular.