segunda-feira, 5 de maio de 2008

20.MAI – 15.AGO MUSEU COLECÇÃO BERARDO - CCB

PARA QUEM GOSTA DE MODERNISMO UMA EXPOSIÇÃO DO VITRA DESIGN MUSEUM EM COLABORAÇÃO COM O NETHERLANDS ARCHITECTURE INSTITUTE, ROTERDÃO E O ROYAL INSTITUTE OS BRITISH ARCHITECTS. A EXPOSIÇÃO “LE CORBUSIER – THE ART OF ARCHITECTURE - APRESENTA UMA MOSTRA DA SUA OBRA QUE INCLUI OS MAIS IMPORTANTES PROJECTOS, ASSIM COMO MOBILIÁRIO, DESIGN DE INTERIORES, PINTURA, TÊXTEIS, DESENHOS E LIVROS. Para ver o que Le Corbusier andava a fazer enquanto o nosso Raul Lino fazia “A Casa Portuguesa”, não desfazendo porque também gosto muito!

6 comentários:

Anónimo disse...

o Senhor LC, sempre mas...dizer 'enquanto o nosso Raul Lino fazia a Casa Portuguesa'...tu judas???!!!

Devias saber melhor? O que quer isso dizer??
A Casa Portuguesa é muito mai sdo que tudo o que se possa dizer. Pronto, não ter audácio de abandonar alguns icons da ruralidade e tradicionalismos?? E porque é isso mau? Porque o mundo ambicionava modernidade nas leituras? Claro que sim, e ainda bem que assim foi. Felizes aqueles que poderam conviver com o revisitar, reinterpretar, reviver (no seu sentido mais amplo) de Raul Lino. na sua imensa criatividade, noção de dimensão e necessidade de humanizar os espaços.

Freak n'Chic disse...

Ai Corine, amor, não é preciso ficar abespinhada. Eu salvaguardei o facto de apreciar muito o nosso Raul.

No entanto, e para quem não conhece, e por serem abordagens completamente distintas, resolvi fazer um paralelo por contraste, por oposição.

E sei bem que apesar o resultado final ser distinto há muitos paralelismos na maneira de pensar o espaço.

Mesmo porque é preciso ser muito Moderno (aqui na verdadeira acepção da palavra), e ter um conhecimento profundo na matéria para poder reinventar a arquitectura tradicional.

Certo? Vale?

Anónimo disse...

sim, ok...eu até o perdo-o!
pelos anos de amizade que temos...mas se a quer conservar meça bem as palvras e raciocinios que atribui a alguns assuntos.
A minha capacidade de encaixe é muito grande, a de ouvir também não é má, a de me por no lugar do outro é imensa mas, há coisas que não se pode permitir.

Para os leitores mais incautos, colocam-se aqui estes dois assuntos como se numa comparação entre o Perfeito e o Desastroso. Entre o Avançar e o Retroceder. Nem um é o Modernismo, nem outro o Raul Lino!!!

A questão nem sequer reside tanto no resultado do trabalho. Reside mais na complexidade do Ser e como isso depois se reflecte no seu trabalho. O resultado, esse é umas vezes mais feliz que outras mas é como em tudo. Quase me atreveria a dizer que não somos capazes de reconher FLW português (desculpem desde já a ousadia, e tentem nesta minha observação manter sempre as necessárias e desejaveis distancias).

Vou considerar este seu post como um desses resultados menos felizes, que até RL ou LC têm.

Despeço-me com amizade

Freak n'Chic disse...

Corine,
A interpretação é sua. A minha frase é: "Para ver o que Le Corbusier andava a fazer enquanto o nosso Raul Lino fazia “A Casa Portuguesa”, não desfazendo porque também gosto muito!"
Por que não interpretar o que a frase diz de facto. Ninguém fala de avanço ou retrocesso, melhor ou pior. Simplesmente se enfatiza o caso português, que não se vê com o destaque que merece.
O “enquanto” é o mesmo que “simultaneamente”. Não vejo nada de pejorativo nem de menos feliz.
O “Não desfazendo” é o mesmo que “sem menos consideração”.
Se é Frank Lloyd Wright é de somenos importância. Cada um é como cada qual e os paralelismos são possíveis. De resto são considerações pessoais (de cada um, claro).

Agradecido, mas não me encontro em posição de precisar de absolvição.

Anónimo disse...

Caro FNC

Muito bem, fica resolvida a nossa questão, foi realmente O "enquanto” que matou a minha esperança enquanto lia o seu post.

A questão da absolvição na realidade nunca significou que dela precisasse na realidade.....só uma figura 'com estilo'...lol, como uma 'força com expressão'.....

No fundo só teria que agradecer o facto de fazer referência a este autor ao lado de um tão sobejamente bom e reconhecido.

Despeço-me com amizade

Freak n'Chic disse...

Mas fez muito bem Corine, minha querida, pois um debate é sempre um debate e quanto mais não seja fala-se mais de Raul Lino.

E não quero, de facto, que o ENQUANTO pareça um " " BELTRANO faz isto e SICRANO aquilo" mas como ao memso tempo, em igual periodo... ou assim.

UM GRANDE BEM-HAJA