quarta-feira, 14 de maio de 2008

Dandy? Conheceis vós algum?

Um dandy é um homem que é considerado elegante, requintado e atraente para dandismo, moda na sociedade da Inglaterra dos finais do século XVIII. O movimento é uma doutrina de "dandy elegância, a delicadeza e originalidade. O seu estilo afecta principalmente a línguagem e a idumentária.
A definição de um "dandy" poderia ser um homem de preciosos andares, original e rebuscado, e linguagem cuidada. O dandismo é também uma metafísica, uma posição particularmente no que diz respeito à questão de estar e aparecer, bem como a modernidade. Muitos autores, a maior parte das vezes eles próprios Dandys, questionou o seu significado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que conheci o último dos verdadeiros Dandys...Que homem, que presença!
A suavidade no gesto mas de marcada diferença.
Uma linguagem fluente mas de elevada beleza.
Uma imagem inconfundivél, criada com toda a genialidade para que nunca passe despercebida, ainda que mantendo a descrição necessária.
Viver da riqueza do pormenor, do saber estar onde quer que isso aconteça.
Um feitio particular, muitas vezes no limiar do insuportavel mas sem nunca ultrapassar essa linha. Sempre rodeado de gente mas sem nunca prescindir do seu próprio espaço.
Uma luz que não precisa ofuscar para que se destaque sempre entre as outras.

Não cheguei a fazer mas dado o mote pelo meu queridissimo FNC, aproveito este poste para fazer uma homenagem ao Prof. AS. É merecida!! (nem que mais não seja por isto tudo que acabei de escrever)

Unknown disse...

nao..i think they're all dead?...lol...

xx